Orações

Oração a Nossa Senhora do Silêncio



Mãe do Silêncio e da Humildade, tu vives perdida e encontrada no mar sem fundo do Mistério do Senhor.
Tu és disponibilidade e receptividade.
Tu és fecundidade e plenitude.
Tu és atenção e solicitude pelos irmãos.
Estás revestida de fortaleza.
Resplandecem em ti a maturidade humana e a elegância espiritual.
És senhora de ti mesma antes de ser nossa Senhora.
Em ti não existe dispersão.
Em um ato de simples e total, tua alma, toda imóvel, está paralisada e identificada com o Senhor. Estás dentro de Deus, e Deus dentro de ti. O Mistério total te envolve e te penetra e te possui, ocupa e entrega todo o teu ser.
Parece que em ti tudo ficou parado, tudo se identificou contigo: o tempo, o espaço, a palavra, a música, o silêncio, a mulher, Deus. Tudo ficou assumido em ti, e divinizado.
Jamais se viu figura humana de tamanha doçura, nem se voltará a ver nesta terra uma mulher tão inefavelmente evocadora. Entretanto, teu silêncio não é a ausência, mas presença. Estás abismada no Senhor e ao mesmo tempo atenta aos irmãos, como em Caná. A comunicação nunca é tão profunda como quando não se diz nada, e o silêncio nunca é tão eloquente como quando nada se comunica.
Faze-nos compreender que o silêncio não é desinteresse  pelos irmãos, mas fonte de energia e de irradiação, fechamento e abertura. Faze-nos compreender que, para derramar, é preciso preencher-se. Afoga-se o mundo no mar da dispersão, e não é possível amar os irmãos com um coração disperso. Faze-nos compreender que o apostolado, sem silêncio, é alienação, e que o silêncio, sem apostolado, é comodismo.
Envolve-nos em teu manto de silêncio e comunica-nos a fortaleza de tua fé, a altura de tua Esperança e a profundidade de teu Amor.
Fica com os que ficam e vem com os que partem. Ó Mãe Admirável do Silêncio! Amém.

                                                                                                                               Ignácio  Larrañaga


**************************************************

Oração a São Francisco de Sales
Padroeiro da Pastoral dos Surdos
Ó Deus que enriquecestes a vossa Igreja com a vida e obra de São Francisco de Sales, que tanto se empenhou para difundir o Evangelho, pregar vossa humildade e misericórdia e reunir em torno da Igreja todos os filhos. Amparai e fortalecei os surdos para que se tornem protagonistas e missionários do Reino de Deus.   
Fazei, Senhor, que o tomando como exemplo em nossa caminhada cristã, sejamos firmes na fé, obedientes a voz da Igreja, pacientes nas provações, sem jamais nos afastarmos de Cristo, o nosso único e eterno Pastor, até o dia em que estaremos convosco, na Glória do vosso Reino. Amém!
São Francisco de Sales, Rogai por nós!

******************************
ORAÇÃO do INTÉRPRETE
Senhor, Pai de amor, purifica minhas mãos para que eu possa colocá-las ao Teu serviço, fazendo com que Tua misericórdia seja sempre mais conhecida e acolhida pelos Teus filhos no mundo.
Faz de mim uma pessoa nova, capaz de interpretar Tua infinita bondade, que me ama, independente de minha condição humana.

Senhor, Cristo da Luz, abençoa minhas mãos para eu possa levar o anúncio a todos os Teus irmãos, a fim de que Te conheçam sempre mais para que Te amem e sigam verdadeiramente.
Faz de mim um verdadeiro discípulo, capaz de traduzir em meus gestos o Teu gesto de doação de amor e gratuidade.

Senhor, Espírito de Graça, santifica minhas mãos para que eu possa estar sempre digno de intermediar o conhecimento do Teu fogo vivificante, fazendo com que todos se abram para Te receber plenamente.
Faz de mim uma oblação perfeita, capaz de servir com minhas mãos em prol dos meus irmãos, enquanto Tu quiseres.
Amém!                                                                                                  (Jurandir Dias Jr.)