Jovens Vocacionados e a LIBRAS

A alegria dos Surdos é a nossa Alegria
Gabriel - Lucas e Wendy




Coração de Jovem Vocacionado é terra de amor, humildade, fé, esperança,  de ardor missionário e da Libras.

Em nossa Arquidiocese estamos vivendo momentos de graças...

Para entender a Chuva de Graças, importante recordar alguns momentos da nossa história:
Em 2006, com a Campanha da Fraternidade – Fraternidade e Pessoas com deficiências –  Levanta-te e vem para o meio -   senti um forte desejo de aprender LIBRAS, e assim em cada sinal  sentia o forte desejo de ensinar a todos a Lingua Materna dos Surdos. No mesmo ano conheci minha primeira catequisanda surda. E assim começaram as  primeiras Missas interpretadas em Libras  em nossa arquidiocese.
O tempo passou...
Em 2012 iniciamos a Missão de levar LIBRAS para as Paróquias da nossa Arquidiocese. E assim atualmente em nossa Arquidiocese tem 15 Igrejas com  Missas em LIBRAS
Em 2015, a jovem intérprete Wendy Campos – Paróquia São Gaspar Bertoni –  inicia o caminho vocacional na Congregação Beneditinas Missionárias De Tutzing e assim leva em seu coração o chamado de Deus e em suas mãos a LIBRAS . A jovem Wendy, No Convento e Colégio  em Presidente Prudente ensina LIBRAS aos alunos, as Irmãs,  e interpreta as Missas.
Em 2015, o jovem Gabriel Rijo – Paróquia Santa Rita de Cássia – inicia o caminho vocacional – Missionário Redentorista – vai para Aparecida  e leva em seu coração o chamado de Deus e em suas mãos a LIBRAS e assim Gabriel no dia 20 de setembro de 2015, informa : Hoje vivi uma experiencia incrível. Um grupo de surdos chegou  na Sala das Promessas do Santuário Nacional e a mulher queria comprar uma vela do seu tamanho. Ninguém sabia explicar a ela que ali não se vendia a vela, que as velas que estavam lá eram as que os devotos tinham deixado. Eu estava por lá e quando me chamaram logo pensei: "Meu Deus, será que eu consigo? Será que eu lembro ainda?" Mas o Espirito Santo ilumina a gente. Quando cheguei e desejei um bom dia, uma das moças até se assustou, ao ver que alguém sabia sua língua! Todos fiaram muito felizes. Expliquei a eles que não era ali e os levei ao local certo. Depois me agradeceram muito e ficaram muito felizes. E lógico, registrei esse momento, com uma linda foto. Obrigado Pastoral dos Surdos, obrigado por aprender um pouco com vocês e poder ajudar os outros com esse maravilhoso dom! Sejam perseverantes, Deus nos dá a missão de conquistar muitas almas para Ele! Grande Abraço a todos!
Em 2015, o jovem intérprete Lucas Castelhano –  Santuário Santa Filomena – sente o chamado para caminhar com os surdos e participa de convívios em Londrina, na Pequena Missão para Surdos (PMS) . E este ano o Lucas ingressa no Seminário da PMS, leva em seu coração o chamado de Deus e em suas mãos a LIBRAS.
Desde pequeno minha família diz que eu "brincava" de missa e fazia outras coisas, mas não lembro muito. Depois de muito tempo tive meu primeiro contato com a vocação religiosa em uma congregação, isso me fez apaixonar pela vida consagrada, mas não deu muito certo com essa congregação e acabei desistindo.
Um dia vi a Maria Ângela, coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Surdo, interpretando em Libras a missa aqui na minha Paróquia, São José Operário, na Comunidade, Santuário Santa Filomena, e tive uma vontade de aprender, ela ainda me disse que eu seria um grande intérprete e teria um trabalho muito lindo, mas não consegui achar pessoas para começar aprender Libras e então foi acabando a minha vontade de aprender.
Tempo depois, fiz um Encontro de Preparação para Crisma e nele, durante a adoração, senti Jesus me chamando para aprender Libras, e na missa de São José Operário do mesmo ano, 1 de maio de 2014, contei a Maria Ângela sobre minha experiência e no dia 4 de maio começamos a interpretação das missas no Santuário Santa Filomena. Tive até de deixar o meu ministério de acólito para me dispor a ajudar mais a Pastoral do Surdo.
Então ressurgiu a vocação, querer ser um Padre para ajudar os irmãos surdos.
Depois, com grande alegria e graça de Deus, conheci a Pequena Missão para Surdos, uma congregação cujo carisma é Surdo. Surgiu em 1849, em Bolonha (Itália), numa missa de 1ª eucaristia, quando Pe. José Gualandi viu entre todas as criancinhas uma moça jovem que parecia estar pouco distraída, então pergunta ao Vigário que responde que é uma surda. Após tanto se questionar sobre a jovem surda e os surdos, nasce um carisma e uma congregação onde tenham missionários que evangelizem os surdos.
Depois de conhecer a congregação, o carisma e fazer convívios vocacionais senti que ali era o meu lugar.
Fui aceito no Seminário da Pequena Missão para Surdos, em Londrina-PR, e começo, dia 22 de Fevereiro de 2016, as etapas de formação para futuramente com a graça de Deus ser um sacerdote para os surdos.

Nossa Senhora do Silêncio, mãe dos surdos, Rogai por nós.

Após 167 anos a Pequena Missão para Surdos recebe um Seminarista Sorocabano. Festa no céu, na terra  e no nosso coração.
E assim em um ano surge na Pastoral do Surdo , em nossa Arquidiocese,   três jovens vocacionados, cada um seguindo o seu caminho, o seu carisma e semeando amor, semeando LIBRAS...
Esses três jovens aprenderam LIBRAS com a Pastoral do Surdo, no Grupo de Estudos nas Paróquias,  treinando as orações, cânticos e copiando os sinais durante as Missas, e assim aprendem com a Pedagogia do Espírito Santo.
O que os impulsiona a seguir é essa certeza:
Coração de Surdo também é terra de missão, terra de graça.
Coração de Jovem Vocacionado é terra de amor, humildade, fé, esperança,  de ardor missionário e da Libras.

Maria Angela de Oliveira Oliveira
Catequista de Surdos e Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral do Surdo


Lucas com a Pastoral do Surdo - Missa de envio - Santuário Santa Filomena  - 13.02.2016









Gabriel com os Romeiros Surdos em Aparecida







Wendy com a Pastoral do Surdo - Festa Junina 2015


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.